terça-feira, 5 de abril de 2011

Carro do dia

O Voyage é um sedan compacto da Volkswagen baseado no Gol. Foi lançado em 1981 e saiu de linha em 1995, já como modelo 1996, sendo substituído pelo Polo Classic somente em 1997. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1982.[1] Em 12 de setembro de 2008 a Volkswagen anunciou o lançamento da segunda geração do Voyage. Entre 1987 e 1993 o Voyage foi vendido nos mercados norte americano e canadenses com o nome de Fox. 1981O início da produção do Voyage ("viagem" em francês) aconteceu em maio de 1981. O Voyage foi projetado e fabricado pela Volkswagen do Brasil, assim como o Gol, a Parati e a Saveiro, (a chamada família BX). O Voyage segue as linhas de tendência das décadas de 70 havendo grandes semelhanças entre este e outros carros da marca fabricados na Europa na década de 70, em especial com o Jetta I, a parte mecânica era a do Passat fabricado no Brasil, motor refrigerado a água de 1,5 litros e câmbio de 4 marchas, encontrado nas versões a gasolina ou a álcool, nas versões de acabamento "S" = super, "LS"= luxo super e "GLS" = gran luxo super. 1982-Em 1982 o Voyage foi eleito "O Carro do Ano" pela revista Autoesporte e começou a ser exportado para países da América do Sul com o nome de Gacel, Amazon e posteriomente Senda (versão para a Argentina, com motor 1,9 litros a diesel). 1983-Em 1983 o Voyage movido a álcool passou a utilizar o motor MD 270 de 1,6 litros (mesmo do Passat TS), identificados pelo emblema "1.6" na grade do radiador, sendo este o motor o mais potente (81cv) que a Volkswagen do Brasil produzia até então. Ainda em 1983 foi lançada a primeira série especial: o Voyage Plus dentre os itens especiais tinham faróis de neblina, para-choques na cor do carro e calotas especiais, e também o Voyage Sedan de 4(quatro) portas, na época com baixíssima aceitação, pois os brasileiros não gostavam de carros 4 portas (o inverso do que acontece hoje, onde a maioria prefere a comodidade ao design esportivo de um cupê). Em 1983 ainda, em São Paulo no Salão do Automóvel a Volkswagen apresentava um carro-conceito denominado Voyage Tecno, incorporando tudo o que o Departamento de Engenharia da Volkswagen acreditava que se tornaria normal nos veículos de produção num prazo de até 10 anos: painel de instrumentos digital, computador de bordo, bancos de regulagem elétrica com memória, lanternas traseiras com luz negra, motor de 16 válvulas com injeção eletrônica, piloto automático, câmbio de 5 marchas e ABS, entre outros. 1984-Em 1984 todos os modelos passaram a ter o motor de 1,6 litros, inclusive a série especial "Los Angeles" (em comemoração as Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles), diferenciando-se das demais versões pelos acessórios (que incluíam um pequeno aerofólio) e a cor exclusiva: um azul metálico, logo apelidado de "azul tampa de panela". A cor azul acrílica metálica era exclusiva, assim como os bancos Recaro e o volante do Passat GTS, entre outras bossas. Era oferecido apenas na versão a álcool do motor 1.6.[3] 1985-Em 1985 o câmbio de 5 (cinco) marchas era oferecido somente como item opcional, neste ano o Gol, até então equipado com motor 1,6 litros refrigerado a ar, passou por uma mudança, ficando com a frente e o motor iguais aos do Voyage, consagrando-o como sucesso de vendas da VW até hoje. Entra em cena a geração de motores AP (1.6 e 1.8) 1986-Em 1986 foi lançado o Voyage GLS Super, com motor 1,8 litros do santana que também equipava Gol GT e Passat GTS Pointer e bancos Recaro 1987-Em 1987 mudou externamente, ganhando novos faróis, grade e para-choques envolventes com cobertura plástica, e passando a ter câmbio de cinco marchas como item de série. 1988-Em 1988 vieram novas portas, retrovisores, painel de instrumentos e acabamento interno. Nesta época as versões eram: "CL" = comfort luxo (AP 1.6 ou 1.8, "GL" = gran luxo (AP 1.8, ou "GLS - SUPER" (AP 1.8S). Neste mesmo ano, o Voyage começou a ser exportados para os EUA e o Canadá, com o nome de FOX e mais de 2.000 modificações, incluindo injeção eletrônica (Bosch - KE Jetronic). 1990-O Voyage passou a utilizar o motor 1.6 CHT que Ford usava — que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada Autolatina. Apesar de não ter diminuído muito o consumo, sobretudo na versão a álcool, o motor ficou um pouco menos potente.Como alternativa, foi lançado uma série especial com motor AP 1.8 e 95cv, denominado Voyage Plus,que trazia ainda estofamento com tecido listrado com listras na cor do veículo,bem como painel mais esportivo( o mesmo do GLS ) e volante de santana. Ainda em 1990, o VW Voyage 2 e 4 portas (como o nome de VW Senda) começou a ser produzido na Argentina em substituição ao VW 1500 (conhecido no Brasil como Dodge 1800 e Dodge Polara) modelo inicialmente prdouzido pela Chrysler-Fevre Argentina S. A. (incorporada pela Volkswagen em 1982). 1991-Em 1991 uma nova mudança nos faróis e na grade,porta malas de 420 litros. O motor 1.6 continuou a ser o AE 1.6, e no final foi introduzido o AP 1.8 na versão Cl. O AE 1.6 (os conhecidos CHT que a Ford também usava, motor esse que era da Francesa Renault)...era época da Autolatina. Nesta data algumas unidades de Voyages 4 portas nacionais [chassis iniciando em Bxx] foram fabricadas na unidade Anchieta SBC. 1992-Assim como alguns carros da época o Voyage passou a ser equipado com o catalisador para adequação do modelo junto as normas de emissões de poluentes. Neste ano também se dava o término da produção das unidades 4 portas nacionais. Mantendo o painel desde 1990, em 1992 um conta giros (RPM) é incrementado à este modelo. 1993-Em 1993 foi lançado o mais completo e mais potente Voyage, substituindo o Super: era o Voyage Sport 1.8S, que ficou em linha até '94. Neste ano no versão 4 portas, o Voyage somente era fabricado na Argentina com motor 1.8. Ainda em '93, com o fim da Autolatina, voltaram os motores AP 1.6, fora isto, em 1993 houve poucas mudanças resumidas a novos estilos de cor e acabamento. 1994-No final de 1994 o Voyage deixou de ser fabricado no Brasil, sendo produzido somente na Argentina. No final de 1995 o Voyage saiu de linha. Nessa época só duas versões eram produzidas: a GL 1.8 e a Special (apenas 4 portas). Seu substituto, o Polo Classic, também era fabricado na Argentina, com motor AP 1.8, colocado transversalmente e equipado com injeção eletrônica, porta-malas maior e design mundial Volkswagen. 2008-A Volkswagen lançou a nova versão do Voyage, o Voyage 2008, nas versões 1.0,1.6,trend e comfortline,bem diferente da ultima versão do carro. Desta vez, em um estilo sedã. Entre vários recursos estão: motor VHT 1.6 Total Flex, direção hidráulica, freios com sistema ABS, airbags frontais, ar-condicionado, CD player compatível com o sistema Bluetooth e entrada USB, controle de abertura do porta-malas elétrico, etc. Voyage: Segunda geraçãoVolkswagen Voyage (2º geração) Construtor: Volkswagen Produção: 2008 — Antecessor: Volkswagen Polo Classic Tipo de Carroçaria: Sedan Motor: VHT 1.0 e 1.6 Modelos relacionados: Volkswagen Gol Volkswagen Parati Volkswagen Saveiro Modelos similares: Chevrolet Vectra Fiat Siena Ford Fiesta Sedan Chevrolet Corsa Sedan Em 12 de setembro de 2008 a Volkswagen anunciou o lançamento da segunda geração do Voyage, oferecido em quatro versões de acabamento: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline. Completamente reformulado e foi a base do Novo Gol. A maior novidade está na adoção dos motores transversais de 1,0 litro (72 cv com gasolina e 76 cv com álcool) e 1,6 litro (101 cv com gasolina e 104 cv com álcool). O mais simples, está disponível na versão 1.0. Com o motor mais forte, as versões são 1.6, Trend e Comfortline, sendo produzido na fábrica de Taubaté.[4]

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